Coreia do Sul: Enviado do dalai-lama no país para participar em conferência budista

Samdhong Rinpoche
Um enviado do dalai-lama encontra-se na Coreia do Sul para participar numa conferência budista, numa rara visita de um representante do líder espiritual tibetano ao país.

O Governo de Seul já recusou por diversas vezes a concessão de um visto ao dalai-lama, aparentemente por receio de ofender a China, e só concedeu a autorização de entrada no país ao enviado do líder espiritual tibetano na sexta-feira.

Samdhong Rinpoche, antigo primeiro-ministro do Governo tibetano no exílio, vai participar numa conferência budista na cidade sul-coreana de Yeosu, que arranca hoje e se prolonga até sexta-feira, informou uma porta-voz da organização do evento.

Os organizadores tinham inicialmente ponderado convidar o dalai-lama, afastando depois o plano após a China ter prometido enviar cerca de 100 delegados, explicou a mesma responsável.

"No total, 16 delegados chineses vão participar no evento, estamos muito nervosos sobre como irão reagir", acrescentou a porta-voz.

O Ministério sul-coreano dos Negócios Estrangeiros recusou-se a comentar a visita do enviado do dalai-lama.

Cerca de 400 delegados de 30 países vão participar na conferência budista.

A China considera o dalai-lama, que apela à autonomia e não à independência do Tibete, como um "separatista" e tem pressionado os líderes mundiais a não se reunirem com aquele líder espiritual.

 
FREE TIBET WORLD © 1990|2016 Todos os direitos reservados CAS.