Dalai Lama visita Reino Unido e ignora ameaça de boicote chinês

Dalai Lama com o príncipe Charles
O líder tibetano, Dalai Lama, começou visita de dez dias pelo Reino Unido, nesta sexta-feira, que contou com a ameaça do governo chinês de boicotar as olimpíadas de Londres. A China afirma que pode retirar do país seus atletas em preparação e aclimatação para os Jogos. 

Cerca de 300 atletas chineses se concentram para aclimatação às condições britânicas de olho na disputa olímpica no condado de Yorkshire Oeste. Segundo a rede BBC, as autoridades chinesas pressionaram as autoridades de Leeds para suspender o encontro do Dalai Lama com líderes empresariais e outros agentes sociais da cidade.

Antes de chegar a Leeds, o líder religioso tibetano começou sua passagem pelo Reino Unido com uma entrevista à imprensa em Manchester, durante a qual também opinou sobre a crise econômica que afeta a União Europeia.

O religioso ainda explicou estar "muito feliz por estar de novo no Reino Unido", com o qual mantém relações estreitas e onde pretende estender sua mensagem de não à violência, mas diálogo e responsabilidade universal.

Em Manchester, Dalai Lama pretende fazer uma palestra ante milhares de jovens em um dos ginásios da cidade, ato apresentado e organizado pelo humorista Russel Brand. Depois, continuará sua viagem britânica com eventos organizados em Londres, na Universidade de Westminster e na London School of Economics and Political Science.

Também palestrará na Escócia, onde se dirigirá ao público no Edinburgh Usher Hall, na capital do país, Edimburgo, no Caird Hall em Dundee e no Teatro Eden de Inverness. O Dalai Lama aproveitará a visita para se reunir com membros das comunidades tibetana, nepalesa e budista mongol, assim como com outros líderes religiosos e membros dos parlamentos de Londres e Edimburgo.

 
FREE TIBET WORLD © 1990|2016 Todos os direitos reservados CAS.