Geografia

  • O Tibete está localizado no Planalto tibetano, a região mais alta do mundo.

A maior parte da cadeia de montanha do Himalaia encontra-se no Tibete. Seu pico mais conhecido, o Monte Everest, se encontra na fronteira entre Nepl e Tibete. A altitude média é de cerca de 3.000 m no sul e 4.500 m no norte. A atmosfera é severamente seca por nove meses ao ano, e o índice de queda de neve é extremamente baixo devido as massas de ar seco que chegam na região. O Tibete histórico consiste de diversas regiões:
Amdo (A mdo) no nordeste, anexado pela China às províncias de Qinghai, Gansu e Sichuan, Kham (Khams) no leste, divisa entre Sichuan, norte de Yunnan e Qinghai. Kham ocidental, parte da Região Autônoma do Tibete Ü-Tsang (dBus gTsang) (Ü no centro, Tsang no centro-oeste, e Ngari (mNga' ris) no extemo oeste), parte da Região Autônoma do Tibete. A influência cultural tibetana estende-se até países vizinhos como Butão, Nepal, regiões adjacentes da India como Sikkim e Ladakh, e províncias adjacentes da China onde o budismo tibetano é a religião predominante. Na fronteira com a India, a região popularmente chamada entre os chineses de "Sul tibetano"é reinvidicada pela China e administrada pela India como Estado de Arunachal Pradesh. Diversos rios têm suas nascentes no planalto tibetano, principalmente na atual província de Qinghai, incluindo:
Yang-tsé, Amarelo, Indo, Mekong, Brahmaputra — o principal rio que passa pelo Tibete, chamado em tibetano de Yarlung Tsangpo Ganges Salween. O Indo e o Brahmaputra se originam num lago no leste do Tibete, Tso Mapham, próximo ao monte Kailash. A montanha é um destino sagrado param ambos os hindus e os tibetanos. Os hindus consideram a montanha o lar de Shiva. O nome tibetano para o monte Kailash é Khang Rinpoche.

 
FREE TIBET WORLD © 1990|2016 Todos os direitos reservados CAS.