6 DE JULHO ASSINALA O DIA INTERNACIONAL DO TIBETE

O Tibete que tem estado desde sempre associado ao culto da meditação e do Budismo, foi palco nos últimos meses de fortes confrontos sobre a ocupação militar chinesa vigente desde 1951. Dalai Lama, o chefe máximo do Tibete até aquela data, tem estado desde esse ano obrigado ao exílio, e tem feito todos os esforços para conseguir encontrar uma solução pacifica para o conflito na região.
Até ao momento presente os encontros ocasionais entre o governo chinês e os representantes diplomáticos do Dalai Lama, não produziram resultados positivos e Pequim continua a condenar o chefe religioso do Tibete e a não permitir a sua presença em solo chinês. Apesar da governação chinesa ter sido aceite no passado pelo Dalai Lama, hoje o ex-lider Tibetano reivindica maior autonomia para o povo do Tibete e, em particular, liberdade para poderem professar a sua religião livremente.
O dia 10 de Março do corrente ano marca o inicio de uma escalada sem precedentes da violência com inicio em Lhasa, tendo sido estes protestos reconhecidos pelos meios de comunicação social como os mais sangrentos até agora desde 1989. Estes protestos terminaram com a aplicação de Lei Marcial imposta pelas forças de segurança chinesas.
O eco para o mundo exterior tem ameaçado a China na sua politica externa, e na tentativa de mostrar uma imagem renovada e pacificada do pais, decisiva num ano em que a china é a anfitriã dos Jogos Olímpicos.
Desde estes últimos confrontos entre tibetanos e forças de chinesas que o número de activistas pro-Tibet não tem parado de crescer. Estima-se que cerca de 200 novas organizações para a Liberdade do Tibete tenham sido criadas durante os últimos seis meses em locais tão distantes como a Estónia, a Republica Checa ou até em Second Life.
Free Tibet Group: Activismo em Second LifeDepois do grupo Free Tibet ter sido criado o número de membros não tem parado de crescer. O grupo pretende tornar-se uma instituição activa na defesa dos direitos humanos e tentar promover a maior quantidade de noticias sobre a causa tibetana tentando criar consciência cívica entre os utilizadores de second life.

Umas Offcourse é um activista pro-Tibete e o fundadordo grupo Free Tibet em Second Life
Para Umas Offcourse, um dos fundadores do grupo Free Tibet “a falta de conhecimento e a superficialidade das pessoas é assustadora pelo que decidimos criar este grupo para aproximar o maior numero de utilizadores [de sl] a esta causa”, e acrescenta, “esperamos nesta altura que se pelo menos uma única pessoa olhar para o tag Free Tibet, se questione, ok, livre de quê?”.O grupo Free Tibet é o único grupo em SL que representa a causa tibetana, e tenta promover esforços entre “landowners para suportarem eventos para a causa do Tibete”, Umas Offcourse refere ainda, “mas ainda que todos os landowners se tenham mostrados empenhados e interessados no inicio, todos eles, sem excepção, ficaram apenas pelas palavras”.
A causa do Tibete tem sido menos divulgada ultimamente nos media, “apesar de não haver prioridade nos media para o Tibete, nós vamos continuar a espalhar a palavra passo-a-passo sobre a causa tibetana”, acrescenta Umas Offcourse.
Toda a estratégia do grupo se baseia na visão dos seus fundadores acerca do conflito tibetano, “não se trata apenas de anexação de um território, é mais uma questão de violação e usurpação da consciência cultural e religiosa de um povo”, e acrescenta ainda, “é qualquer coisa como um genocídio cultural”.
Apesar de todos os esforços chineses de melhorar a imagem junto do mundo exterior, o Tibete continua a reunir uma legião de activistas e a china está a enfrentar crescentes criticas sobre a sua policia de direitos humanos.
6 de Julho, Dia Mundial do TibeteO dia mundial do Tibete foi criado em 1998 por Richard Rosenkranz, um nomeado para Pulitzer Prize , e foi criado com 3 objectivos mostrar mundialmente o que se se passa no Tibete e as violações contra o direitos humanos dos tibetanos, aumentar a consciência sobre as ameaças de genocídio que pairam sobre o Tibete e celebrar a cultura e a tradição tibetana.
Dia 6 de Julho foi a data escolhida para esta efeméride porque é o dia de aniversário do Dalai Lama. Esta data tem-se tornado gradualmente num dos dias mais importantes no calendário tibetano.

 
FREE TIBET WORLD © 1990|2016 Todos os direitos reservados CAS.