Convidado por ex-presidente, Dalai Lama promete voltar ao México

Dalai Lama e ator americano Richard Gere
abrem exposição na Cidade do México
O Dalai Lama Tenzin Gyatso, líder espiritual tibetano, prometeu voltar ao México em 2012 convidado pelo ex-presidente do país Vicente Fox, com quem se reuniu na sexta-feira, informou neste sábado o Centro Fox.


Um comunicado divulgado neste sábado pela instituição detalha que o Dalai Lama recebeu o ex-presidente em audiência privada em um hotel na Cidade do México. "A convite expresso do presidente Vicente Fox à sua excelência para visitar o Centro Fox, o Dalai Lama, se comprometeu a voltar no próximo ano" a este local, situado em San Cristóbal, uma fazenda próxima ao rancho familiar no centro do estado de Guanajuato.


Pelo comunicado, durante a reunião de 45 minutos, o ex-presidente Vicente Fox e o Dalai Lama conversaram sobre a visita do líder espiritual tibetano ao México e sobre sua visão dos problemas que afligem esta nação americana. "O Dalai Lama falou sobre a paz como a ausência de violência, assim como da paz interior e a felicidade, que é a missão última do ser humano", completou o breve boletim.

Também na sexta-feira o presidente do México, Felipe Calderón, se reuniu com o Dalai Lama e reiterou o apego de seu Governo "ao princípio de uma só China". Na reunião, realizada na residência oficial de Los Pinos, no começo do primeiro dia da visita do líder espiritual ao México, Calderón e o líder tibetano conversaram sobre "a importância de promover valores éticos nas sociedades contemporâneas", informaram fontes oficiais.


O encontro com Calderón gerou críticas do governo chinês contra o mexicano, já que Pequim considerou que a conversa interferiu nos assuntos internos da República Popular da China.

 
FREE TIBET WORLD © 1990|2016 Todos os direitos reservados CAS.