Dalai Lama em visita ao Canadá de sensibilização para situação no Tibete

O Dalai Lama, líder do budismo tibetano, inicia hoje uma visita de quatro dias a Toronto, Canadá, onde terá apenas in...

O Dalai Lama, líder do budismo tibetano, inicia hoje uma visita de quatro dias a Toronto, Canadá, onde terá apenas intervenções públicas dirigidas à comunidade sem encontros oficiais agendados com o governo.

"A vinda de Dalai Lama ao Canadá é muito importante para sensibilizar para a situação vivida pelos tibetanos no Tibete, que continuam a sofrer o progressivo apagar da sua identidade imposto pelos chineses", declarou o porta-voz da Associação Canadiana Tibetana do Ontário, Woeser Jongdong, à Agência Lusa.

O Dalai Lama, que é cidadão canadiano desde 2006, participa hoje numa conferência organizada na Universidade de Toronto, seguindo-se a palestra denominada "Perspetivas sobre a Paz Mundial" que proferirá para uma multidão pré-anunciada de dezenas de milhar de pessoas no estádio Rogers Center.

Tenzin Gyatso, 75 anos, 14º. Dalai Lama a viver exilado na Índia há 51 anos, recebeu do Parlamento federal canadiano a cidadania honorária em outubro de 2006, um gesto qualificado pela China como de "ingerência do Canadá em questões internas".

 
FREE TIBET WORLD © 1990|2016 Todos os direitos reservados CAS.