Premiê japonês quer se reunir com Dalai Lama


O primeiro-ministro japonês, Yukio Hatoyama, expressou em mensagem seu desejo de voltar a se reunir com o dalai lama, líder espiritual tibetano, após seu primeiro encontro em novembro de 2007, informa hoje o diário "The Japan Times".


A mensagem de Hatoyama foi transmitida neste domingo ao dalai lama, de visita estes dias ao Japão, por uma delegação de representantes japoneses, pois o primeiro-ministro evitou um encontro direto com o líder budista para evitar possíveis críticas do Governo chinês.

Durante seu primeiro encontro com o dalai lama há dois anos, quando era ainda secretário-geral do então opositor Partido Democrático (PD), Hatoyama expressou seu apoio à "autonomia" do Tibete.

Segundo a agência "Kyodo", a mensagem de Hatoyama poderia despertar algumas críticas da China, que considera o dalai lama e Prêmio Nobel da Paz 1989 como um líder separatista.

O dalai, que vive exilado na Índia desde 1959, agradeceu a mensagem de Hatoyama e assegurou à delegação japonesa que se sentia contente que ele seja o primeiro-ministro.

 
FREE TIBET WORLD © 1990|2016 Todos os direitos reservados CAS.