
- Dezenas de exilados tibetanos foram presos nesta quinta-feira no Nepal quando tentavam protestar contra o 60º aniversário do regime comunista chinês. A informação foi divulgada pela agência AFP. Segundo informou a polícia, 40 manifestantes foram presos em frente à embaixada chinesa em Katmandu, capital do Nepal. O grupo agitava bandeiras tibetanas e gritava slogans como "Não há direitos humanos no Tibete" e "Queremos um Tibete livre".
Outros 38 exilados tibetanos foram detidos depois que a polícia recebeu denúncias de que eles planejavam se reunir para protestos contra o regime chinês. "Eles serão libertados após as investigações necessárias", disse o inspetor Chabiraman Bhattarai à AFP.
As prisões ocorreram no dia em que a China comunista comemora 60 anos com um grandioso desfile militar e cerimônias na Praça Tiananmen.
O Nepal abriga cerca de 20 mil tibetanos, que começaram a chegar em grande número a partir de 1959, quando Dalai Lama deixou o Tibete e buscou exílio no país vizinho. Em Katmandu, o governo enfrenta forte pressão de Pequim para reprimir os protestos contra a China.